Primeira Ferrovia Transcontinental
A Primeira Ferrovia Transcontinental (em inglês: First Transcontinental Railroad) é o nome popular da linha ferroviária dos Estados Unidos da América (conhecida à época como "Pacific Railroad") completada em 1869 entre Council Bluffs, Iowa/Omaha, Nebraska (via Ogden, Utah e Sacramento, Califórnia) e Alameda, Califórnia. Essa ligação conectou as costas leste e oeste por via ferroviária pela primeira vez na história. Aberta ao tráfego em 10 de maio de 1869, com o "Prego de Ouro" (em inglês: Golden Spike) em Promontory, Utah, a rota estabeleceu uma rede de transportes trancontinental mecanizado que revolucionou a população e a economia do Oeste Americano.
Autorizada pelo Ato Ferroviário do Pacífico de 1862 e sustentada pelo
governo estadunidense, ela foi a culminação de um movimento de longas
décadas para a construção de tal linha e foi uma coroação das façanhas
da presidência de Abraham Lincoln, apesar de completada quatro anos após sua morte. A construção da ferrovia requereu enormes feitos da engenharia e do trabalho na passagem de planícies e altas montanhas pela Union Pacific Railroad e Central Pacific Railroad, que construíram a linha ocidental e oriental, respectivamente.
A ferrovia foi considerada o maior feito tecnológico estadunidense do
século XIX. Ela serviu como uma ligação vital para o comércio e as
viagens que conectou as metades oriental e ocidental ao fim do século
XIX nos Estados Unidos.




Nenhum comentário:
Postar um comentário